Jump to content

Guia - Customização na Interface de Usuário (Em-Jogo)


Recommended Posts

mReCGT7.png

 

GUIA - Customização na Interface de Usuário (Em-Jogo)

(Tópico não-oficial)

 

Olá Jogadores da comunidade portuguesa tudo bom? Hoje vamos aprender sobre customizar o TruckersMP (dentro do jogo), você já pensou em algum dia personalizar o jogo com as cores, fotos e ícones de sua preferência? Antigamente no TMP era mais fácil para fazer essa "personalização" pois você encontrava as pastas no seu diretório e após diversas atualizações ele se encontra em outro diretório e está oculto, por isso muitas pessoas tem dúvidas de como personalizar o seu jogo como eu tinha. Após procurando respostas e respostas, hoje dentro do fórum encontrei uma resposta que me ajudou muito para mim voltar com as personalizações, sem enrolações agora vamos ao tópico!

 

  • P: O que é UI @Jean M. (SP-BR)? Pois eu vejo tópicos em áreas inglesas do fórum com o mesmo assunto, porém os títulos sempre começam com UI-Customisation.
  • R: UI é User Interface ou dizendo em português, significa: Interface do Usuário // Customisation = Customização/Personalização.

 

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

 

Como encontrar a pasta para personalizar a "Interface do Usuário"? // Sobre a Personalização 

 

Como citado na introdução, após diversas atualizações no launcher do TruckersMP essas pastas antigamente eram visíveis e hoje são ocultas, veja os passos a baixo para localizar a pasta onde se encontra esses materiais para personalizar o seu jogo.

 

OBSERVAÇÃO: Abra os Spoilers para visualizar todos os passos. Estou colocando os passos/conteúdo dentro desses spoilers para o tópico não ficar extremamente grande quando você abrir pela primeira vez e também para melhor organização.

IMPORTANTE: Realize essas alterações com o jogo fechado para não haver conflitos, pois você está mexendo nos arquivos do TMP. Antes de começar as alterações faça o backup da pasta TruckersMP encontrada em ProgramData pois qualquer erro seu ou conflitos por edição errada você pode restaurar todos os arquivos por isso o backup é sempre importante antes de fazer qualquer alteração;

 

Spoiler

 

RECOMENDAÇÃO: Você pode baixar temas que pessoas da comunidade já fizeram ou você pode criar seu próprio tema, para visualizar temas criados por usuários da comunidade (clique aqui); :) 

 

Siga os passos para encontrar a pasta e instalar algum tema/criar o seu tema:

 

1. Para você encontrar essa pasta que está oculta (invisível), basta ir no diretório: Disco Local (C:)

2. Procure nas opções do Windows Explorer (para SO - Windows) sobre mostrar arquivos ocultos

 

Windows 7/8 (Créditos da Imagem - CanalTech):

hpnoAXS.png

 

Windows 10:

Observação: Meu Windows está em inglês, então traduzi algumas coisas que são essenciais para vocês entenderem sobre as coisas que vamos usar.

E6EtMTl.png

 

Após ter ativado a opção de mostrar itens ocultos, irá aparecer diversas pastas que são ocultas, para continuar siga os passos abaixo.

 

L3Zb2jB.png

 

3. Entre na pasta ProgramData

4. Dentro de ProgramData procure por TruckersMP

 

NkEFfJs.png

 

5. Selecione a pasta do jogo que deseja fazer as alterações: Euro Truck Simulator 2 (ETS2) 

uL79lRo.png

 

 

ou American Truck Simulator (ATS)

 

uL79lRo.png

 

Observação: A pasta "data > shared tem pastas que você pode fazer alterações para deixar ainda mais o seu jogo personalizado, que são as pastas: sound, ui, fonts. Se modificado elas vão fazer alteração geral tanto para o ATS/ETS.

 

Resumindo para não ficar confuso: A pasta que você encontra em data e há o ETS2/ATS são para alterar o tema específico para tal jogo dentro do multiplayer se é para o ATS ou ETS. Também existe uma outra pasta que você encontra em data porém o nome dela é "shared" são arquivos compartilhados que serão usados tanto no ETS2/ATS sem exceção.

 

User Interface (Geral):

Observação: Arquivos em geral do TruckersMP que é utilizado no ETS/ATS (arquivos compartilhados)

5EF3YnB.png

 

Fontes

Observação: Esta pasta é para mudar a fonte do seu jogo (TMP).

phQPw7c.png

 

Sons (Áudios):

Observação: Esses arquivos são do Rádio PX.

 

Elwv2bQ.png

 

 

 

 

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

 

Legenda - Arquivos:


 

Spoiler

 

Legenda - Arquivos (Pasta ETS2/ATS)

A legenda foi criada para vocês entenderem a funcionalidade de cada arquivo em temas/tema padrão.

 

  • authors.png - Localizado no canto superior esquerdo na tela de login para mostrar os Créditos (TMP);
  • background0.png,background1.png,background2.png - Usado como plano de fundo na tela de login. Provavelmente essas fotos carregam de forma aleatória;
  • cursor.png - O ponteiro do mouse ou também chamado de cursor é usado para navegar nas janelas do mod;
  • refresh.png - O "refresh" pode ser chamado como "atualizar" que é usado para atualizar a lista de servidores;
  • settings.png - Ícone na lista de jogadores conhecido também como TAB, para acessar as configurações do mod (TMP);
  • speedlimiter.png - Ícone na lista de servidores que indicam se tal servidor há limitador ou não (90km/h)
  • ui_skin.png - A base da Skin (É um arquivo que iremos trabalhar, mais informações em-breve)

 

Arquivos Compartilhados:

 

UI - User Interface

  • napalony_klakson.png -   Ícone da buzina, o mesmo aparece quando a buzina de algum jogador é acionado // Encontra-se ao lado do nome de algum jogador, quando acionado;
  • speaker.png, speaker_off.png  -  Ícone de Som (ativado/desativado), o mesmo é para ativar ou desativar o áudio no PX de algum jogador // Encontra-se junto as opções steam, configurações, perfil do TMP (Observação: Algum jogador deve estar selecionado no TAB para aparecer);
  • steam_profile.png  -   Ícone para mostrar o perfil da steam de um jogador no TruckersMP // Encontra-se na lista de jogadores conhecido também como TAB;
  • truckersmp_profile.png  - Ícone para mostrar o perfil de um jogador no TruckersMP // Encontra-se na lista de jogadores conhecido também como TAB;
  • cars_for_players.png - Ícone indica que os carros são permitidos em tal servidor;
  • collisions.png - Ícone indica que a colisão é ativada em tal servidor;
  • police_cars_for_players.png - Ícone indica que os carros de polícia são permitidos para os jogadores em tal servidor; (Se eu estiver errado me corrijam)
  • server_item_x.png - Imagem que se encontra no fundo de seleção dos servidores; (1. Imagem de servidor não selecionado e 2. O server_item_"x", a palavra x foi colocada pois indica qualquer número citado dos originais, exemplo: server_item_0)
  • server_item_x_sel.png - Imagem que se encontra no fundo de seleção dos servidores quando selecionado; (O "sel" significa "selected = selecionado/escolhido")

 

 

 

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

 

Personalização - 2:

 

A fonte que o TruckersMP utiliza é a OpenSans, você pode trocar por uma fonte de sua preferência porém o nome do arquivo deve permanecer o mesmo do anterior. Há muitos sites onde você pode obter fontes de sua preferência, para auxiliar na sua escolha caso não tenha referências entre no site (https://fonts.google.com/) e escolha uma que você gostou. Após escolher, faça o download e coloque na pasta "C:\ProgramData\TruckersMP\data\shared\fonts" porém delete o arquivo antigo que está nomeado como OpenSans.ttf e altere o nome da fonte que você baixou para OpenSans.ttf caso contrário o multiplayer não irá reconhecer.

 

AVISO: Qualquer arquivo que você for fazer alteração, mantenha o nome pois o multiplayer não irá reconhecer.

 

O Arquivo ui_skin.png como outros podem ser editados através de programas gratuitos como PAINT.NETGIMP ou o famoso PhotoShop (Programa/Licença Paga).

 

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

 

Então o tópico sobre como personalizar a Interface do Usuário ou de maneira resumida.. personalizar o seu jogo se encerra por aqui, espero ter ajudado a todos! Se ajudei, deixe a sua reputação  para me apoiar e motivar a fazer mais tópicos pois para mim é um sinal que estou ajudando vocês com meus guias! Eu fiz este tópico pois também tinha dúvidas de como personalizar o meu jogo e muitas pessoas não sabiam me informar corretamente e após muitas pesquisas e tentativas de achar a maneira atual para personalizar eu consegui, e decidi compartilhar com vocês!

 

Sejam criativos e divirtam-se personalizando o multiplayer e dando mais vida ao jogo, qualquer dúvida que você tiver basta colocar na postagem abaixo ou mandar mensagem privada (PM) dentro do fórum que irei responder você o mais rápido o possível :) 

 

Sigam todas as recomendações e passos pois são fundamentais para fazer uma perfeita personalização em seu jogo

Até mais! ~ Jean M. 

 

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

 

Informações Adicionais:

 

Algumas informações para auxiliar na explicação e deixar algo mais completo, foram retiradas do tópico do: @Digital

Tópico do @Digital

 

 

Edited by Jean M. (SP-BR)
Adição de Informações - Foram adicionados novos arquivos dentro da Interface do Usuário e/ou UI.
  • Like 4
  • Thanks 1
  • Upvote 3
  • True Story 1
Link to comment
Share on other sites

Desculpe se faltar informações,  em-breve irei adicionar pois eu fiz o tópico rapidamente porque eu já tenho que sair e não há onde eu salvar o tópico com toda a formatação do fórum! 

 

Qualquer erro basta enviar para mim por mensagem privada que irei corrigir no tópico! :) 

Qualquer dúvida sobre o assunto acima coloque abaixo nos comentários ou envie por mensagem privada que irei ajudar! :) 

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

[TÓPICO] | Change-Log (17/03/2018 às 00:57)

 

  • O tópico foi modificado para adição de informações. Dentro do TMP foram adicionados novos arquivos na UI (User Interface) / Interface do usuário, devido a isso foi necessário fazer a alteração neste tópico.

 

Hx9ICmy.png

UfZuIhr.png

 

[AVISO] | Adição de Informações (Em-Breve):

 

  • Em-Breve será adicionado mais informações para completar o tópico falando sobre como ficou a "minha personalização".

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

Edited by Jean M. (SP-BR)
Uso do post para mais informações, evitando um novo post desnecessário.
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

7 hours ago, David Edson said:

Eu me emociono com guias lindos desse jeito ! 

Parabéns, belo guia ! 

 

Obrigado @David Edson :) 

Não tem nada melhor do que fazer o possível para ajudar as pessoas, ver as pessoas felizes e dizendo que ajudei isso me motiva muito.

Edited by Jean M. (SP-BR)
  • True Story 2
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, [L.A] [41] Lorena* [PE] said:

Caro @Jean M. (SP-BR),

Muito obrigada pela guia! & vai ajudar muitos usuários! ^.^
Vou mudar ou tópico para o subforo "guias"
Boa sorte!

//Movido para "Guias".

 

 

6 hours ago, DJFrontier said:

Ótimo guia, estas de parabéns meu amigo ^_^.

 

Obrigado @[L.A] [41] Lorena* [PE] e @DJFrontier :)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Tuna locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.