Jump to content

Guia | Como habilitar e utilizar a câmera 0 e o console


ALLIANCE Jean M.

Recommended Posts

GUIA | Como habilitar e utilizar a câmera 0 e o console

Olá para você que está lendo esse tópico, como vão as coisas? Desde sempre há muitas pessoas interessadas em registrar momentos no multiplayer, porém, o estúdio de fotos embutido no jogo é um recurso muito limitado a depender da sua necessidade, contudo, muitos se perguntam se há uma maneira mais livre e profissional de tirar fotos ou gravar vídeos dentro do jogo.

 

Se você já está a algum tempo no jogo, muito provavelmente já observou na comunidade fotos e vídeos que são impossíveis de fazer através do estúdio de fotos e a depender da sua curiosidade, você já deve ter escutado comentários dos recursos de desenvolvedor que são a "Câmera 0" (Câmera de Desenvolvedor ou Câmera Livre) e/ou "Console" (Terminal de Comandos). E aí vem algumas perguntas a nossa mente: Como eu habilito esses recursos? É necessário algum programa para habilitar?

 

Abaixo, estará explicado como habilitar, utilizar e para quê servem essas diversas e famosas funções.

 

O que é câmera 0?

A "Câmera 0" também conhecida como câmera livre ou câmera de desenvolvedor, é uma função que permite você se deslocar livremente pelo mapa sem precisar do seu caminhão, como um drone nos tempos atuais. Há muitas razões para usá-la, mas a principal é para teleportar-se a um local específico ou também gravar fotos e vídeos com um maior alcance (coisa que o estúdio de fotos não permite).

 

O que é o Console?

O "Console" que também podemos chamar como "Terminal de Comandos" ou da maneira em que você preferir, é um recurso que nos permite visualizar algumas informações em tempo real sobre o que está acontecendo com o jogo, desde a avisos, erros, modificações até a execução de comandos. Pelos jogadores esse recurso é muito utilizado para mudar o clima, tráfego e afins.

 

 

Como habilito ambos os recursos?

Para habilitar ambos os recursos é necessário ter paciência e atentamente seguir os passos listados abaixo. Tome nota que conforme o jogo é atualizado e a depender do tempo que você está vendo este tópico, algumas informações, passos e dicas podem estar obsoletos, porém, farei o meu melhor para manter esse guia sempre atualizado.

 

Enfatizo que o meu sistema operacional nas fotos abaixo está em inglês, porém, fiz uma edição rápida e básica nas imagens para você entender melhor. Qualquer dúvida basta fazer a sua pergunta no campo de respostas deste tópico.

 

 

IMPORTANTE: Qualquer programa relacionado ao jogo ou o próprio jogo devem estar fechados antes de começar as alterações

 

1º Passo: Você deve ir no diretório de arquivos usualmente localizado em "Documentos" e posteriormente abrir a pasta do jogo em que deseja realizar a alteração.

  • Para o Euro Truck Simulator 2 (ETS2)Este Computador > Documentos > Euro Truck Simulator 2 > config.cfg
  • Para o American Truck Simulator (ATS)Este Computador > Documentos > Euro Truck Simulator 2 > config.cfg

 

2º Passo: Após abrir o diretório de arquivos do jogo desejado, você irá até o arquivo "config.cfg".

 

3º Passo: É possível notar que o arquivo está em branco, ou seja, a extensão ".cfg" não está configurada para abrir com algum programa e para resolvermos isso, basta clicarmos com o botão direito do mouse sobre o arquivo, posteriormente:

  1. Clicar em "Abrir Com";
  2. Mostrar mais aplicativos;
  3. Na caixa de seleção de qual programa queremos usar, devemos selecionar o "Bloco de Notas";
  4. E por fim confirmar a preferência no botão "OK".

 

NOTA: Abra o "spoiler" abaixo para visualizar os passos acima em imagens: 

 

Spoiler

WwHX0Q8.png

zbeztc5.png

IZQkBcD.png

 

4º Passo: Procure a linha "g_developer" com a função "Localizar" em Editar > Localizar no Bloco de Notas, ou utilizar a tecla de atalho "CTRL+F". Após localizar essa linha, por padrão estará como 0 nos indicando que está desabilitado, e para habilitar esse recurso basta substituí-lo de 0 para 1.

 

  • Exemplo: g_developer 0 > g_developer 1

 

Posteriormente você seguirá o mesmo passo acima, porém, com a linha "g_console".

 

  • Exemplo: g_console 0 > g_console 1

 

Para entender a diferença de ambas as linhas, basta considerar o seguinte:

  • A linha g_developer refere-se ao recurso da câmera de desenvolvedor (câmera livre/0).
  • A linha g_console refere-se ao console (terminal de comandos).

 

No spoiler abaixo, você pode conferir parte do que foi dito acima em forma de imagem:

 

Spoiler

iKVVxod.png

tMXErAD.png

 

5º Passo: Salve as modificações do arquivo indo em Arquivo > Salvar do Bloco de Notas ou use a tecla de atalho "CTRL+S" e posteriormente abra o(s) jogo(s) que você modificou a fim de testar se as funções desejadas foram habilitadas. E para saber se a função desejada foi realmente habilitada, você vai seguir os passos abaixo:

 

Como posso verificar se os recursos foram habilitados e por fim, testá-los?

Para testar se o recurso desejado foi habilitado e para testá-lo, você seguirá os passos abaixo:

 

Câmera 0:

1º Passo: Para entrar na câmera 0, basta apertar o botão 0 do teclado numérico (o mesmo está marcado em amarelo na imagem abaixo).

 

Spoiler

eQ9rSv5.png

 

2º Passo: Para movimentar a câmera sem mover o caminhão, você deve mexer com o mouse (também conhecido como rato no português europeu) para a direção desejada como: cima, baixo, esquerda e/ou direita.

3º Passo: Se você quer movimentar-se com a câmera, basta utilizar os números localizados no teclado numérico (usualmente localizadas ao lado direito do teclado como apresentado no spoiler acima) conforme a tabela abaixo:

 

  • 9 (Teclado Numérico): Você se movimenta para cima;
  • 3 (Teclado Numérico): Você se movimenta para baixo;
  •  
  • 8 (Teclado Numérico): Você se movimenta para frente;
  • 2 (Teclado Numérico): Você se movimenta para trás;
  •  
  • 4 (Teclado Numérico): Você se movimenta para esquerda;
  • 6 (Teclado Numérico): Você se movimenta para direita.

 

Observação: Se o seu teclado por alguma razão não tem a parte númerica usualmente localizada ao lado direito, você pode substituir as teclas seguindo todas as dicas neste guia feito pelo @Tuna_: 

 

4º Passo: Você pode teletransportar o seu caminhão no local que você está com a câmera utilizando a tecla F9 nas versões anteriores a v1.41 ou CTRL+F9 nas versões superiores a v1.41. Porém, antes de acionar esta função, considere que o seu caminhão esteja um pouco acima da altura do chão e que não esteja muito próximo de cercas, grades, sinalizações, paredes ou qualquer outro objeto pois poderá ser danificado ou até mesmo bugar e ser necessário usar o F7 para ir a oficina e voltar ao normal.

 

Observação: A função de teletransporte não funciona no TruckersMP, apenas funciona no modo offline.

 

Console:

1º Passo: Para abrir e fechar o console, basta apertar o botão "" (aspas) do teclado (o mesmo está marcado em verde na imagem abaixo).

 

Spoiler

eQ9rSv5.png

 

Quais comandos são úteis para usar no console?

São inúmeros comandos que podemos utilizar no console para os mais diversos objetivos, porém, não é possível especificar todos pois depende muito da sua necessidade, sendo assim, abaixo haverá uma legenda sobre a onde os comandos funcionam e uma tabela dos comandos que podem ser úteis a vocês:

 

Legenda:

  1. Os sub-títulos que estiverem na cor vermelha significam que não funcionam dentro de ambos os modos de multiplayer (TMP/SCS);
  2. Os sub-títulos que estiverem na cor laranja significam que funcionam apenas em um dos modos de multiplayer (TMP/SCS);
  3. Os sub-títulos que estiverem na cor amarela funcionam parcialmente em um dos modos ou ambos os modos de multiplayer (TMP/SCS);
  4. Os sub-títulos que estiverem na cor verde significam que funcionam normalmente em ambos os modos.

 

▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ 

 

Clima:

 

Spoiler

 

  • g_set_weather 1 f  | Este código quando acionado ele irá forçar o clima mudar para chuva imediatamente;
  • g_set_weather 0 f  | Este código quando acionado ele irá forçar o clima mudar para o seco (sem chuva) imediatamente;

 

  • g_set_weather 1 i | Este código quando acionado ele irá fazer a transição do clima para chuva em alguns minutos;
  • g_set_weather 0 i | Este código quando acionado ele irá fazer a transição do clima para seco (sem chuva) em alguns minutos;

 

1ª Observação: Os "minutos" não são da vida real e sim do jogo;

2ª Observação: O f/i determinam a velocidade da transição dessas mudanças climáticas: caso seja utilizado o F irá mudar imediatamente, caso seja utilizado o I em alguns minutos será alterado o clima.

 

 

 

 

▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ 

 

Tempo:

 

Spoiler

 

  • g_set_time (Horário) | Este código quando acionado mudará o horário dentro jogo imediatamente conforme a variável inserida (ex: 6);

 

Exemplo: Caso você quer que amanheça basta colocar "g_set_time 6" que ele irá mudar para as 6h da manhã.

 

Aviso: Após a mudança o relógio continuará avançando, porém, a depender da variável (horário) utilizada, o jogo estará em outro dia. Se você não quer que isso aconteça, então use esse comando com sabedoria. ? 

 

 

▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ 

 

Multas

 

Spoiler

 

  • g_police 0 | Este código quando acionado ele irá desativar as multas;
  • g_police 1 | Este código quando acionado ele irá ativar as multas;

 

 

▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ 

 

Exibir FPS e Mini-Console:

 

Spoiler

 

  • g_fps 1 | Este código quando acionado ele irá ativar a contagem de FPS no mini-console;
  • g_fps 0 | Este código quando acionado ele irá desativar a contagem de FPS no mini-console;

 

  • g_minicon 1 | Este código quando acionado ele irá ativar o mini-console;
  • g_minicon 0 | Este código quando acionado ele irá desativar o mini-console;

 

Observação: Se você quer desativar os FPS junto ao mini-console basta usar apenas o g_minicon 0 e caso queira habilitar novamente, utilize: g_minicon 1.

 

 

▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ 

 

Tráfego:

 

Spoiler

 

  • g_traffic 0 | Este código quando acionado ele irá desativar o tráfego;
  • g_traffic 1 | Este código quando acionado ele irá ativar o tráfego;

 

Observação: Após a chegada do SCSMP eu não pude testar o seu funcionamento, contudo, deixarei para vocês testarem e me informarem no campo de comentários abaixo do tópico se esse comando funciona no SCSMP ou não.

 

▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ 

 

Teletransporte para cidades:

 

Spoiler

 

  • goto (Nome-da-cidade) | Este código quando acionado ele irá teleportar a sua câmera livre para a cidade desejada;

 

Exemplo: Sempre coloque o nome da cidade correta no painel administrativo, caso você não tenha os caracteres necessários procure colocar as letras iniciais da cidade, vamos supor que queremos ir a Malmö porém há um caractere que não há no teclado português como a letra "ö", basta colocar apenas as letras "Malm" que o painel administrativo vai reconhecer e irá teleportar você para Malmö.

 

▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ 

 

Velocidade da Câmera 0:

 

Spoiler

 

  • g_flyspeed xxx | Este código quando acionado ele irá aumentar ou diminuir a velocidade da câmera 0, dependendo do valor colocado.

 

 

▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ 

 

Volante:

 

Spoiler

 

  • r_steering_wheel 0 | Este código quando acionado, visualmente irá desativar o volante no interior da cabine do seu veículo;
  • r_steering_wheel 1 | Este código quando acionado, visualmente irá ativar o volante no interior da cabine do seu veículo.

 

 

▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ ▒ 

 

Marcadores e/ou Hologramas 3D:

Spoiler

 

  • g_show_game_elements 0 | Este código quando acionado, visualmente irá desativar os marcadores e/ou hologramas 3D que são interativos no jogo (ex: seleção de reboques nas empresas, postos de gasolinas, agências de recrutamento, balsas e similares);
  • g_show_game_elements 1 | Este código quando acionado, visualmente irá ativar os marcadores e/ou hologramas 3D que são interativos no jogo (ex: seleção de reboques nas empresas, postos de gasolinas, agências de recrutamento, balsas e similares).

 

 

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

 

Obrigado pela leitura! Fazer um guia desses que envolve muita informação e faz-se necessário atualizar periodicamente não é uma tarefa fácil, então, apoie o meu trabalho e esforço reagindo ao tópico e compartilhando essa experiência com os seus colegas e amigos. ^^

 

É por aqui que encerramos a leitura deste guia e de alguma forma espero ter lhe ajudado através dos passos a passos como ativar os recursos mencionados aqui.

 

Edited by ALLIANCE Jean M.
Tópico reformulado em 02/09/21.
  • Like 7
  • Thanks 4
  • Upvote 6
  • HaulieLove 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 8 months later...
  • 2 weeks later...
  • 4 months later...
  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • ALLIANCE Jean M. changed the title to Guia | Como habilitar e utilizar a câmera 0 e o console

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.