Jump to content

É permitido ultrapassar pelo acostamento?


azxsq1

Recommended Posts

Ultrapassar pelo acostamento é proíbido em todos os países e desde que as regras in-game de MP são em grande parte a própria legislação de trânsito Européia (ETS2) e Norte Americana (ATS), essa proibição também se aplica aqui. Se o caminhão da faixa da direita te fechar se você tentar ultrapassar pelo acostamento ele pode facilmente alegar que não te viu por você estar em seu ponto cego e/ou que ia parar no acostamento e não te viu. De um jeito ou de outro você estaria super errado nessa situação e poderia tomar um ban por direção perigosa.

 

Se você está embalado e as duas faixas estão ocupados no momento que você se aproxima, o certo é você frear para reduzir sua velocidade. Freios existem por uma razão, você sabe! Veículos não são feitos só para correr, não!

  • Upvote 3

Some people should really get a license before even thinking about buying Euro Truck Simulator 2 or American Truck Simulator. Drive safely, folks!

GP53e75.jpg

 

< < < Don't bet on sinking ships because they'll turn your chips to trash! > > >

Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, Mike Dragon said:

Ultrapassar pelo acostamento é proíbido em todos os países e desde que as regras in-game de MP são em grande parte a própria legislação de trânsito Européia (ETS2) e Norte Americana (ATS), essa proibição também se aplica aqui. Se o caminhão da faixa da direita te fechar se você tentar ultrapassar pelo acostamento ele pode facilmente alegar que não te viu por você estar em seu ponto cego e/ou que ia parar no acostamento e não te viu. De um jeito ou de outro você estaria super errado nessa situação e poderia tomar um ban por direção perigosa.

 

Se você está embalado e as duas faixas estão ocupados no momento que você se aproxima, o certo é você frear para reduzir sua velocidade. Freios existem por uma razão, você sabe! Veículos não são feitos só para correr, não!

Ok, e pela faixa da direita?

Link to comment
Share on other sites

Depende da via mas o certo é fazer ultrapassagens somente à esquerda (a menos que esteja na Inglaterra onde o sentido é invertido. Neste caso a ultrapassagem deve-se ser feita à direita). Observe se as faixas no asfalto permitem que seja feita troca de pista/ultrapassagem. Se há um veículo ocupando a faixa central de uma via de três faixas e você quer ultrapassá-lo, faça-o pela faixa da esquerda. Se esle está trafegando na faixa da esquerda, certifique-se de sinalizar sua presença e intenção de ultrapassar para que ele não troque de faixa "em cima de você" enquanto você passa por ele. Dê umas piscadas com a luz alta e/ou umas buzinadas para chamar sua atenção e ele saber que você está se aproximando e quer ultrapassar. E lembre-se sempre de usar as setas quando trocar de pista.

 

Recomendo que você dê uma lida neste arquigo sobre ultrapassagens que encontrei em uma pesquisa rápida para maiores detalhes: http://movimentoconviva.com.br/ultrapassagem-responsavel/

Edited by Mike Dragon

Some people should really get a license before even thinking about buying Euro Truck Simulator 2 or American Truck Simulator. Drive safely, folks!

GP53e75.jpg

 

< < < Don't bet on sinking ships because they'll turn your chips to trash! > > >

Link to comment
Share on other sites

7 minutes ago, Mike Dragon said:

Depende da via mas o certo é fazer ultrapassagens somente à esquerda (a menos que esteja na Inglaterra onde o sentido é invertido. Neste caso a ultrapassagem deve-se ser feita à direita). Observe se as faixas no asfalto permitem que seja feita troca de pista/ultrapassagem. Se há um veículo ocupando a faixa central de uma via de três faixas e você quer ultrapassá-lo, faça-o pela faixa da esquerda. Se esle está trafegando na faixa da esquerda, certifique-se de sinalizar sua presença e intenção de ultrapassar para que ele não troque de faixa "em cima de você" enquanto você passa por ele. Dê umas piscadas com a luz alta e/ou umas buzinadas para chamar sua atenção e ele saber que você está se aproximando e quer ultrapassar. E lembre-se sempre de usar as setas quando trocar de pista.

 

Recomendo que você dê uma lida neste arquigo sobre ultrapassagens que encontrei em uma pesquisa rápida para maiores detalhes: http://movimentoconviva.com.br/ultrapassagem-responsavel/

Opa, valeu. Mas nem todas as leis do mundo se aplicam no mp, pq acho que em todo mundo não pode estacionar nos acostamentos e no euro truck é liberado (exceto em lugares muito movimentados).

 

Tu acha que eu tava errado nesse caso? (já fiz o report mas os admins não olharam ainda)

 

Link to comment
Share on other sites

Bom, mas eu não falei que "todas as leis do mundo" se aplicam ao MP. Apenas a legislação Européia e Americana (que por sinal, a Brasileira pe bastante similar a ambas).

 

No caso desse video vai ter ficar a critério do admin que pegar seu caso. Você estava a mais de 160 KM/h em uma via de 130 e ia ultrapassar pela direita em um trecho apertado. Tudo bem que o carinha ali não indicou que ia trocar de faixa mas ele pode muito bem não ter visto você chegando. Se ele olhou antes de trocar de faixa, você provavelmente ainda não estava visível, então ele fez a manobra achando que era seguro, mas como você estava "voando que nem uma bala", chegou de supetão e o pegou de surpresa. Observe que ele estava indo a uma velocidade muito inferior a sua. Chutando por alto, eu diria que se ele estivesse a 100 KM/h era muito. Já passei por situação similar em que ia trocar de faixa ou fazer uma curva e estava tudo livre mas de repente apareceu alguém do nada a milhões de kilometros por hora. Esse aqui por exemplo:

 

 

 

Outra coisa, ali você sinalizou muito tarde. Não vou dizer que ambos estavam certos ou errados pois os dois cometeram erros, mas fato é que a colisão poderia ter sido evitada facilmente. Só posso dizer que vai depender do critério do admistrador. Mas no meu ponto de vista, o ideal teria sido você diminuir a velocidade. Nunca se sabe o que o outro indivíduo vai fazer, então dirigir defensivamente é importante. Mesmo tratando-se de um jogo.

  • Upvote 1

Some people should really get a license before even thinking about buying Euro Truck Simulator 2 or American Truck Simulator. Drive safely, folks!

GP53e75.jpg

 

< < < Don't bet on sinking ships because they'll turn your chips to trash! > > >

Link to comment
Share on other sites

5 minutes ago, Mike Dragon said:

Bom, mas eu não falei que "todas as leis do mundo" se aplicam ao MP. Apenas a legislação Européia e Americana (que por sinal, a Brasileira pe bastante similar a ambas).

 

No caso desse video vai ter ficar a critério do admin que pegar seu caso. Você estava a mais de 160 KM/h em uma via de 130 e ia ultrapassar pela direita em um trecho apertado. Tudo bem que o carinha ali não indicou que ia trocar de faixa mas ele pode muito bem não ter visto você chegando. Se ele olhou antes de trocar de faixa, você provavelmente ainda não estava visível, então ele fez a manobra achando que era seguro, mas como você estava "voando que nem uma bala", chegou de supetão e o pegou de surpresa. Observe que ele estava indo a uma velocidade muito inferior a sua. Chutando por alto, eu diria que se ele estivesse a 100 KM/h era muito. Já passei por situação similar em que ia trocar de faixa ou fazer uma curva e estava tudo livre mas de repente apareceu alguém do nada a milhões de kilometros por hora. Esse aqui por exemplo:

 

 

 

Outra coisa, ali você sinalizou muito tarde. Não vou dizer que ambos estavam certos ou errados pois os dois cometeram erros, mas fato é que a colisão poderia ter sido evitada facilmente. Só posso dizer que vai depender do critério do admistrador. Mas no meu ponto de vista, o ideal teria sido você diminuir a velocidade. Nunca se sabe o que o outro indivíduo vai fazer, então dirigir defensivamente é importante. Mesmo tratando-se de um jogo.

Aquele 130 é a velocidade para os carros, para caminhão devia ser bem menos, aehuaeuhaeuaeeah. Mas valeu, vou parar de encher o saco :)

Link to comment
Share on other sites

On 11/12/2016 at 4:21 PM, azxsq1 said:

Opa, valeu. Mas nem todas as leis do mundo se aplicam no mp, pq acho que em todo mundo não pode estacionar nos acostamentos e no euro truck é liberado (exceto em lugares muito movimentados).

 

Tu acha que eu tava errado nesse caso? (já fiz o report mas os admins não olharam ainda)

 

 

Caso você não tivesse dado sinal de luz e o player simplesmente mudasse abruptamente de faixa, você estaria um pouco menos errado e provavelmente o usuário reportado não teria nenhum tipo de argumentação num appeal ban hipotético. Porém, como você deu sinal de luz, o usuário pode alegar que foi para a direita para abrir caminho, porque viu você chegando mas não fazia ideia de que você estava a pouco mais de 150km/h e que tentaria ultrapassá-lo pela direita kkkk

É por esse motivo que por convenção só pode-se ultrapassar pela esquerda, dessa forma todo mundo compreende qual é a postura que se deve tomar nesses casos. Isso que foi gravado acontece com frequência no mundo real!

É um caso bem complicado, gostaria que você informasse aqui o que os administradores vão fazer com o seu caso. Provavelmente eles irão banir o usuário por Ramming, porém o usuário pode muito bem alegar o que eu falei

  • Upvote 1
Link to comment
Share on other sites

On 11/12/2016 at 4:36 PM, Mike Dragon said:

 

 


Neste caso, você estava totalmente correto. Dentro das regras. Não tem nem o que discutir. O veículo preto e o veículo dourado do vídeo, atravessaram o sinal vermelho "DE PROPÓSITO". Fim da História.
 

On 11/12/2016 at 4:21 PM, azxsq1 said:

Opa, valeu. Mas nem todas as leis do mundo se aplicam no mp, pq acho que em todo mundo não pode estacionar nos acostamentos e no euro truck é liberado (exceto em lugares muito movimentados).

 

Tu acha que eu tava errado nesse caso? (já fiz o report mas os admins não olharam ainda)

 


1 - Neste caso, você estava correto na via, tem direito de ultrapassar pela direita porque a via lhe permite isso. Só não é permitido ultrapassagem pela direita em vias de uma única faixa.

2 - Porém, você também estava errado em conduzir acima da velocidade permitida na via.


Mas na minha opinião e experiência neste jogo, este usuário lhe fechou de propósito assim que você ameaçou ultrapassá-lo. Você já estava muito próximo e totalmente visível pelo retrovisor, além de ter sinalizado.
Não vou citar quais tipos de pessoas que consideram a ultrapassagem uma ofensa, mas por mais que esteja cheio de idiotas brasileiros que pensam assim, a maioria dos idiotas não são do Brasil.

Edited by Claymaster ( REX )
  • Upvote 1

Claymaster T-REX
 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
On 14/12/2016 at 0:45 AM, Lucas Andrade said:

Aquele momento que você tenta ultrapassar pela esquerda e não consegue... Aí você tenta ultrapassar pela direita e olha no que dá kkkkkkkkkk

 

 


Olha só, sinceramente, isso já era esperado.

Já citei lá encima sobre ( pessoas problemáticas que acham que ultrapassar é um insulto mortal. Basta olhar minha resposta anterior que falo disso ).

Então, vamos ao caso.

 

Você ( ou vocês TODOS ) precisam entender que SE uma via ( uma rua, avenida, estrada, blá, blá, blá... ) possui faixas ( ESTAS LINHAS BRANCAS IGUAIS A DO VÍDEO ), a ultrapassagem é permitida por qualquer uma das faixas. Por isso, neste caso do vídeo, você pode ultrapassar por qualquer uma das faixas, não ir para a esquerda para tentar ultrapassar.

 

A ultrapassagem pela esquerda só é necessária em vias sem faixas de divisão e essa regra vale em todo o mundo. ( lógico que nos lugares onde a direção é invertida [como quando você pega o navio e vai para a UE no jogo e o lado de direção muda], a regra também é invertida e a ultrapassagem em via única é pela direita.

 

Enfim, você estava na faixa central, iria ultrapassar "talvez" sem problemas, caso o outro usuário não fosse um dos usuários problemáticos do jogo, porém você jogou para a faixa do usuário e ficou piscando farol.
Em uma via de 3 faixas, um cara após chegar perto muda pra sua faixa e começa a piscar faróis, etc... isso com certeza gera muito stress no condutor da frente. ( Resumindo: Você parecia uma ameaça ).

E por isso, acredito que o condutor da frente depois de muito stress achando que você foi pra trás dele só pra atormentá-lo, resolveu descontar "os pulos que o coração dele deu" em você quando você tentou ultrapassá-lo, agora da forma correta.

 

Tipo: "Fí duuuma ééégua! Vc me matou de susto seu viaaadoooo!  Agora vo te Fud... também pra vc ficar esperto" - ( Reconstituição perfeita kkkkkkkk :troll: )


Então, quando houver uma ou mais faixas separando a via, use-as para ultrapassar por qualquer lado. ( Claro, estou falando de faixas em vias de sentido único, não vá sair ultrapassando em vias de mão dupla só pq tem uma faixa no meio kkkkkkkkkkkk )

Edited by Claymaster ( REX )
  • Upvote 1

Claymaster T-REX
 

Link to comment
Share on other sites

KKKKKKKKK muito boa a reação que você imagina que o usuário teve :D:D

 

Talvez isso seja válido pra rodovias com três faixas, mas pelo menos aqui na região onde moro (Santa Catarina), ultrapassar pela direita em qualquer hipótese é uma violação mortal e uma potencial causa para acidentes, uma vez que você, ao estar na faixa mais a esquerda, só espera que veículos passem por você pela esquerda, então teoricamente quando você está nessa faixa não está contando com a possibilidade de alguém ultrapassá-lo pela direita. 

Ontem mesmo voltei do reveillon em Balneário Camboriú (muita gente saindo bêbada, pra variar), e aconteceu algo bem parecido... Vimos no retrovisor um carro se aproximando, então jogamos o carro para direita para abrir passagem, mas o motorista já estava nos ultrapassando a uns 150km/h pela direita!!! Quase que acontece um acidente bem feio em razão dessa ultrapassagem pela direita.

Fui pesquisar mais a fundo sobre isso já que a Auto Escola não deixou bem claro esses conhecimentos, que eu não estava errado nesse caso, mas eu poderia ter feito a passagem pela direita tranquilamente desde que eu não voltasse à faixa de origem:

Quote
  Ultrapassagem, segundo o Anexo I do CTB, é o “movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego, necessitando sair e retornar à faixa de origem”. 
    Portanto, somente comete a infração do artigo 199 o condutor que sai de trás de um veículo, passa por ele utilizando a faixa da direita e retorna à sua frente, de maneira sequencial, não sendo considerada irregular, pelos conceitos do Código de Trânsito, a mera passagem por outro veículo (“movimento de passagem à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade, mas em faixas distintas da via”) ou a transposição de faixas (“passagem de um veículo de uma faixa demarcada para outra”), a qual pode ser realizada tanto pela esquerda quanto pela direita, de acordo com o artigo 29, § 1º, do CTB.
    Vale a pena frisar destarte, conforme tal explicação, que NÃO comete a infração de trânsito do artigo 199, o condutor de veículo que se encontra na faixa mais à direita e, por estar em velocidade maior que dos demais veículos à sua esquerda, apenas passa por eles; da mesma forma, está correto o condutor que sai de trás de um veículo, transpõe a faixa para o lado direito e, ato contínuo, passa pelo veículo da frente, sem, entretanto, retornar à sua frente.

 

Da mesma forma, qualquer passagem de veículo pela direita por aqui nas estradas da vida real é muito mal vista e isso que costuma causar irritação nos motoristas hehe

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
On 11/12/2016 at 4:21 PM, azxsq1 said:

Opa, valeu. Mas nem todas as leis do mundo se aplicam no mp, pq acho que em todo mundo não pode estacionar nos acostamentos e no euro truck é liberado (exceto em lugares muito movimentados).

 

Tu acha que eu tava errado nesse caso? (já fiz o report mas os admins não olharam ainda)

 

Cara, em nenhum país do mundo você pode estar a 160Km/h em uma via de no máximo 130Km/h. (PONTO) Você está errado, não adianta argumentar a moda brasileira que se fosse um acidente real e não virtual você também seria o culpado, se sobrevivesse pagaria altíssimas indenizações!

 

Quer correr a 160km/h recomendo jogar um simulador de corridas.

Link to comment
Share on other sites

On 12/11/2016 at 6:36 PM, Mike Dragon said:

Bom, mas eu não falei que "todas as leis do mundo" se aplicam ao MP. Apenas a legislação Européia e Americana (que por sinal, a Brasileira pe bastante similar a ambas).

 

No caso desse video vai ter ficar a critério do admin que pegar seu caso. Você estava a mais de 160 KM/h em uma via de 130 e ia ultrapassar pela direita em um trecho apertado. Tudo bem que o carinha ali não indicou que ia trocar de faixa mas ele pode muito bem não ter visto você chegando. Se ele olhou antes de trocar de faixa, você provavelmente ainda não estava visível, então ele fez a manobra achando que era seguro, mas como você estava "voando que nem uma bala", chegou de supetão e o pegou de surpresa. Observe que ele estava indo a uma velocidade muito inferior a sua. Chutando por alto, eu diria que se ele estivesse a 100 KM/h era muito. Já passei por situação similar em que ia trocar de faixa ou fazer uma curva e estava tudo livre mas de repente apareceu alguém do nada a milhões de kilometros por hora. Esse aqui por exemplo:

 

 

 

Outra coisa, ali você sinalizou muito tarde. Não vou dizer que ambos estavam certos ou errados pois os dois cometeram erros, mas fato é que a colisão poderia ter sido evitada facilmente. Só posso dizer que vai depender do critério do admistrador. Mas no meu ponto de vista, o ideal teria sido você diminuir a velocidade. Nunca se sabe o que o outro indivíduo vai fazer, então dirigir defensivamente é importante. Mesmo tratando-se de um jogo.
 

Boa tarde e desculpe intrumeter-me mas tu não fizeste o entroncamento da melhor maneira, tu deverias ter-te mantido na via de transito da esquerda depois do sinal luminoso e depois fazer uma passagem gradual à via da direita. Neste caso tu fostes o culpado do acidente.

Edited by Chacalize
Link to comment
Share on other sites

^

Meio tarde pra me chamar de volta nessa conversa de um assunto que já foi resolvido e da qual eu até já havia esquecido, né?

 

Enfim...

 

De maneira alguma. Independente de em qual faixa eu tenha entrado ao dobrar à esquerda, certo ou errado nesse ponto em particular, não fui eu quem furou o farol a toda velocidade como um debilóide. Portanto não, a culpa do acidente não foi minha. Tanto que este video foi utilizado como evidência no report contra o carro preto e ele foi banido. Se eu estivesse de "carrinho" é lógico que eu teria entrado na faixa da esquerda. Eu sei disso. Não quero parecer grosso mas não sei se você percebeu, mas eu estava em uma Mercedes New Actross com chassi longo, dois eixos traseiros e um trailer. Diferente de carros, veículos desse porte precisam de espaço para fazer certas curvas sem esbarrar em coisas.

 

TL;DR

Ele furou o farol. A culpa é dele.

Edited by Mike Dragon
  • Upvote 1

Some people should really get a license before even thinking about buying Euro Truck Simulator 2 or American Truck Simulator. Drive safely, folks!

GP53e75.jpg

 

< < < Don't bet on sinking ships because they'll turn your chips to trash! > > >

Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, Chacalize said:

Boa tarde e desculpe intrumeter-me mas tu não fizeste o entroncamento da melhor maneira, tu deverias ter-te mantido na via de transito da esquerda depois do sinal luminoso e depois fazer uma passagem gradual à via da direita. Neste caso tu fostes o culpado do acidente.

 

Sua afirmação está correta, porém, por se tratar de um cruzamento em T com ída de pista simples para pista dupla, não há grandes problemas em ir diretamente para a faixa da direita, até porque caminhões precisam de espaço para não colidirem com o guard-rail do centro da pista. A passagem de sinal vermelho não é justificada e não acho que ele tenha sido o principal culpado

  • Upvote 1
Link to comment
Share on other sites

On 1/12/2017 at 7:16 PM, Lucas Andrade said:

 

Sua afirmação está correta, porém, por se tratar de um cruzamento em T com ída de pista simples para pista dupla, não há grandes problemas em ir diretamente para a faixa da direita, até porque caminhões precisam de espaço para não colidirem com o guard-rail do centro da pista. A passagem de sinal vermelho não é justificada e não acho que ele tenha sido o principal culpado

Sim também percebo isso, mas há maneiras de fazer a perpendicular sem usar a outra via de transito.

 

Quote

Meio tarde pra me chamar de volta nessa conversa de um assunto que já foi resolvido e da qual eu até já havia esquecido, né?

Nunca é tarde para dizer o que quer que seja.

E quanto ao assunto, tu continuaste à direita, se precisasses mesmo do espaço para fazer a perpendicular, mantinhas-te à esquerda e só depois e´que fazias a passagem à via da direita.
Se é um simulador de camiões, ao menos que se conduza como na vida real.

Edited by Chacalize
Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • Ashley locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.